CONHEÇA AS VOZES DE 2023


Apresentamos aqui 19 artistas que foram finalistas do Festival A Voz da Periferia do ano passado. Revelamos músicas autorais feitas em BH, de pura originalidade, riqueza e que trazem a diversidade cultural mineira. Aqui tem desde o rap até o samba, passando pelo punk rock gospel, pagode, MPB, trap e muito mais. Se liga nesses sons e nesse pessoal.

 

Adrielle Moreira (bairro Braúnas)

Música: Saudade do Mar 
Ouça aqui!

Instagram: @adrielleassisoficial

Ainda criança começou a cantar, dançar e atuar em eventos escolares. As três formas de expressão artística fizeram parte da sua formação. Há cinco anos tornou-se profissional e está em fase de criação do espetáculo “Canto e Reza”, que coloca em evidência as vias ancestrais da cultura afro-brasileira.

 

Anne Chaves (bairro Boa Vista) 

Música: Confinar
Ouça aqui!

Instagram: @annechavesmusical

Cantora, compositora e instrumentista. Vocalista da banda de forró Caiana. Artista autodidata, começou a carreira profissional há 10 anos, em bares e casas de shows de Belo Horizonte e na Bahia. Tem videoclipes e singles solo e em parcerias e prepara para o segundo semestre deste ano o lançamento de seu primeiro EP.

 

Balrog (bairro Vista do Sol)

Música: Dia de Folga 
Ouça aqui!

Instragram: @_balroguin

Figura conhecida nas batalhas de rima da cidade, é um rapper de grande versatilidade. Está finalizando seu primeiro lançamento, resultado do trabalho desenvolvido com a cantora Cristal. Eles fazem trap, drill, grime e R&B, com letras que abordam seu cotidiano e valorizam sua quebrada.

​​​

Berêta (bairro Vera Cruz)

Música: Saga do Povo
Ouça aqui!

Instagram: @bereta_ofc

Artista que preza pela essência da musicalidade, resgate de raízes e expressão de pensamentos cotidianos, pessoais e coletivos.

 

Bia Anastácio (bairro Mantiqueira)

Música: Aquela Tarde
Ouça aqui!

Instagram: @bianasttacio  

Cantora e compositora. Influenciada por mulheres da família e depois de participar de projetos de música na escola, decidiu seguir carreira artística. Estreou no ano passado, juntando os gêneros musicais que sempre foram sua referência: soul, R&B, MPB, samba e jazz.

 

Filipe do Mundo (bairro Caiçara)

Música: Entre Horizontes
Ouça aqui!

Instagram: @lipedomundo 

Cantor, compositor e violonista. Estudou artes visuais, canto e instrumentos Fundador da banda Rosa Crioula, que participou de festivais como o Conexão Vivo e o Sempre Livre Music e se apresentou com frequência em casas de shows locais. Participou dos projetos regionais Malungada (de mangue beat) e Marruá (de forró). Atua voluntariamente em atividades musicais de projetos sociais. Tem um álbum gravado, em que oito das 13 faixas são autorais.

 

Gugu de Souza (bairro São João Batista – Venda Nova)

Música: Mar de Tristeza
Ouça aqui!

Instagram: @gugu_de_souza

Cantor, compositor e arranjador, tem mais de 20 anos de carreira. Participou do grupo Nascidos do Samba, com o qual gravou quatro CDs. Cria e produz trilhas sonoras e enredos para blocos caricatos carnavalescos da cidade. Produtor fonográfico e musical do CD “Canta Samba BH”, com vários artistas locais. Seu álbum, “Gugu de Souza na Intimidade”, está em produção.

 

Isaque Talles (bairro Marajó)

Música: Tudo o que eu preciso saber
Ouça aqui!

Instagram: @isaquetalles

Cantor e compositor. Influenciado e incentivado pela família, estudou teoria e prática musical na adolescência. Venceu um concurso estadual de música gospel aos 19 anos e seguiu apresentando-se em programas de TV e streaming (Jovens Talentos, na Record, e Canta Comigo, na Record e Netflix, em que foi um dos finalistas) e em lives durante a pandemia.

 

Júlia Deodora (bairro Jardim Vitória)

Música: Amoras Pretas
Ouça aqui!

Instagram: @juliadeodora 

Cantora, compositora e instrumentista. Aluna de violoncelo na Fundação de Educação Artística (FEA). Estudou teatro e música no Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagem e Tecnologia (Cicalt). Fez suas primeiras composições ainda criança, mas passou a se dedicar profissionalmente há pouco mais de dois anos. Participou do Sonora – Festival Internacional de Compositoras, do Sarau As Mina Tudo e do festival Solo Negro.

 

Kathleen Dias (Vila São Gabriel)

Música: Dengo

Instagram: @kats2s2

Cantora e compositora. Tem mais de 20 anos de experiência em música. Começou cantando na igreja, aos cinco anos. Costuma se apresentar em eventos e publicar vídeos em suas redes sociais. “Pode Dizer Adeus”, de sua autoria, foi gravada por Vell Rodrigues

 

Luter Nguzuale (bairro Dona Clara)

Música: Òsótókansoso
Ouça aqui!

Instagram: @eusouluter 

Cantor e compositor. Seu trabalho expressa a resistência e remete à ancestralidade e tradições afro-brasileiras do candomblé e da umbanda. A ligação com a música vem por influência do pai, artista circense, cantor amador e sacerdote que fundou numa antiga ocupação no Dona Clara um terreiro de umbanda, onde o artista cresceu.

​​​​​

M4rco (bairro Dom Bosco)

Música: Caminhos
Ouça aqui!

Instagram: @m4rcofc  

Começou na música há dez anos, participando de batalhas de rima. Foi um dos criadores do coletivo Família Rumo Certo de Hip Hop, apresentando-se com ele em Minas e outros estados do país. Fundou o grupo de rap/trap e funk M13, que lançou algumas músicas e um EP. Há quatro anos passou a se dedicar à carreira solo.

​​​​​

De Paula (bairro Miramar)

Música: Nobre Alma
Ouça aqui!

Instagram: @depaulez   

Cantor, compositor e violonista. Começou ainda adolescente a apresentar-se em bares, festas e eventos. Atualmente busca trabalhar mais obras autorais próprias e de parceiros, num esforço pelo reconhecimento e valorização do papel do compositor.

 

Rafaela Epifânio (bairro São Gabriel)

Música: Florescer
Ouça aqui!

Instagram: @rafaela.epifanio.3 

Cantora e compositora. Escreveu suas primeiras músicas ainda criança, assim que foi alfabetizada. Apresentou-se em bares e eventos em Belo Horizonte e lançou trabalhos autorais no YouTube.

 

Rams (bairro São João Batista)

Música:
Ouça aqui!

Instagram: @filhomaduro

Cantor e compositor. Fundador da banda Filho Maduro, criada durante a pandemia com objetivo de desenvolver trabalhos autorais.

   

Raquel Moreira (bairro Nova Granada) 

Música: Me Sabotei
Ouça aqui!

Instagram: @raquelmoreiracantora  

Da terceira geração de uma família de músicos, começou a cantar na igreja, ainda criança. Na juventude, passou a apresentar-se em bares, restaurantes e eventos e fez do canto sua profissão.

 

Roberto Una (bairro Céu Azul B)

Música: Sem Sono
Ouça aqui!

Instagram: @unamc1998  

Cantor amador desde a infância, quando cantava na igreja. Há sete anos passou a dedicar-se ao hip hop e R&B. 

 

Talita Silva (bairro Santa Efigênia)

Música: Brasil
Ouça aqui!

Instagram: @soultalitasilva   

Cantora e compositora. Iniciou carreira há cinco anos. Foi educadora na oficina de ritmo e poesia do programa Fica Vivo. Atualmente prepara o lançamento do álbum “Nova Era”.

 

Vitória Pires (bairro da Graça)

Música: Malandro

Instagram: @vitoriapiresartista

Cantora, percussionista, modelo e atriz. Participou de coral na infância. Atualmente faz curso técnico de canto no Centro Interescolar de Cultura, Artes, Linguagem e Tecnologia (Cicalt), é vocalista da Orquestra Circular e faz parte do quinteto Amora Tropical, dedicado ao samba e MPB.