CURADORES

 

João Marcello Bôscoli – Direção Artística e Curadoria

Produtor musical, arranjador, compositor e instrumentista. Fundador do selo independente Trama, que já lançou mais de três mil CDs e DVDs, e dono de um dos maiores complexos de estúdios de gravação de trilhas de cinema, minisséries e games da América Latina.

Considerado um dos maiores produtores do país, João Marcello nasceu e foi criado no meio artístico, filho da cantora Elis Regina e do compositor Ronaldo Bôscoli. Iniciou carreira como cantor e baterista, lançando seu primeiro disco, “Comissão de Frente”, aos 11 anos de idade. Como produtor, lançou artistas como Simoninha e Max de Castro e trabalhou com alguns dos principais nomes da música brasileira, como Milton Nascimento, Paulinho da Viola, Nelson Sargento, Lenine, César Camargo Mariano, Jorge Ben Jor, Elza Soares, Arnaldo Antunes e muitos outros.

Apresentador dos programas de rádio "Sala de Música", na CBN, e “Contraponto”, na Cultura (SP), além do podcast “B3”, ao lado dos jornalistas Benjamin Back e André Barcinski.

 

Henrique Portugal – Curadoria
​​​​​​

Henrique Portugal nasceu em Belo Horizonte, no dia 19 de março de 1965. Filho de músicos, aprendeu a tocar piano clássico aos cinco anos de idade, influenciado por seu pai, que também era pianista.

Aos 17 anos, Henrique Portugal montou sua primeira banda e, em 1987, formou-se em Economia pela PUC Minas – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. No entanto, o diploma acabou ficando na estante, já que ele decidiu se dedicar exclusivamente à carreira musical.

Em 1991, ganhou projeção nacional como tecladista do grupo Skank (www.skank.com.br), uma das mais representativas bandas brasileiras, cuja discografia ultrapassa 6 milhões de álbuns vendidos, incluindo 11 discos e 4 DVDs lançados.

Além de sua atuação no Skank, Henrique já gravou com diversos artistas, como Gilberto Gil (“Kaya na Gandaia”), Herbert Vianna (“O Som do Sim”) e Sepultura (“Schizophrenia,” “Beneath the Remains,” e “Arise”). Ele também produziu músicas para artistas como Lenine e Zeca Baleiro.

Paralelamente ao trabalho com o Skank, Henrique se envolveu com música independente, apresentando programas de rádio transmitidos pela Rádio UOL, Rádio OI e Rádio Globo. Após o encerramento das atividades do Skank, iniciou sua carreira solo, com lançamentos em parceria com nomes como Leoni, Marcos Valle, Frejat e Marcelo Tofani. Atualmente, está preparando o lançamento de seu álbum com a Solar Bigband, previsto para o início de 2024.

Henrique Portugal também é sócio da Strm, uma empresa especializada na análise de risco de investimento em carreiras artísticas, e atua como representante em Minas Gerais da ABRAMUS – Associação Brasileira de Música e Artes.

 

Renegado - Curadoria

Cantor, compositor e ativista social. Desde a adolescência faz trabalhos sociais na comunidade do Alto Vera Cruz, onde ajudou a fundar o grupo cultural Negros da Unidade Consciente (NUC). Com o grupo iniciou também sua carreira artística.

Músico autodidata, transita pelo rap, hip hop, funk, reggae, samba e MPB. Em 2008, quando lançou seu primeiro álbum solo, “Do Oiapoque a Nova York”, foi Revelação do Ano na principal premiação de hip hop, o Hutúz, criado pela Central Única das Favelas.

Já no ano seguinte foi contratado pela RCRD LBL (uma plataforma para download legal e gratuito de música contemporânea de artistas emergentes, atualmente extinta) e seu trabalho ganhou projeção internacional. O reconhecimento o levou a se apresentar na África, América do Sul e Europa, além de Austrália, Cuba, Estados Unidos e quase todo o Brasil, inclusive no Rock in Rio (em 2013).

Tem quatro álbuns lançados e um DVD, gravado ao vivo em apresentação no festival Conexão BH em 2013. Entre 2020 e 2021 gravou três singles em dueto com Elza Soares, que o definia como “um artista qualificado, batalhador e amoroso”.