Publicado em 17/02/2023
Ouvir o texto:
Apoiar artistas locais é de extrema importância para o movimento cultural da cidade. Tem muita gente talentosa aspirando ou trabalhando para construir sua carreira artística e ter suporte é fundamental nesse processo, principalmente para quem é da periferia e tem mais dificuldade em conseguir de fato mostrar sua voz.
De acordo com o diretor artístico João Marcello Bôscoli, que é um dos jurados do festival A Voz da Periferia, o concurso se apresenta como um passo importante na carreira dos inscritos. “Acho que o principal papel do festival talvez seja agitar, seja colocar essa fagulha inicial, fazer essa proposta para que as pessoas se movimentem e gravem. E, a partir daí, tenham uma perspectiva. Mas essa movimentação inicial, pra mim, é algo fundamental dentro da dinâmica da construção de novos elencos e também de novas plateias”, destaca.
Ele afirma também que selecionar o material enviado pelos participantes e assisti-los no palco são momentos de inspiração. “De tudo que envolve o festival, a minha parte favorita são as audições. Eu gosto muito. Tanto as audições quando a gente ouve o material gravado e enviado, quanto ali ao vivo, vendo a apresentação acontecer em tempo real. Isso talvez seja a principal razão de eu me envolver. De estar em contato com os talentos artísticos, as pessoas que estão buscando construir a sua história”, conta Bôscolli.